quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Uma matéria sobre música gospel que escrevi pro site da Gang Music

Muitos não gostam, outros nunca escutaram e tem gente por aí que até sai correndo como o diabo da cruz. Mas fato é, que a musica gospel hoje é uma realidade no cenário nacional. Mesmo não tendo a abertura e a exposição na mídia que outros estilos têm, o gospel vende, e muito! Mas afinal, qual o peso que esses artistas tem no Mercado fonografico atual? De onde eles vieram? Quais suas influências?
Alguns vem de familia religiosa, onde aprenderam a cantar ou tocar junto com a familia e ganhavam experiência tocando em cultos e nas missas de domingo, outros como Rodolfo ex-vocalista do grupo Raimundos e Salgadinho ex-Katinguelê “encontraram Jesus” um pouco mais tarde. Certamente uma mudança no estilo de vida dos dois mas por outro lado, continuaram a fazer aquilo que gostam sem precisar mudar o ritmo de sua musica mas sim de suas vidas, sem deixar, é claro, de engordar suas contas bancárias. Outros, como o “Soulman” Silveira mantém duas frentes, uma gospel com o quarteto black FLG e outra “secular” (música não considerada gospel) em que segue carreira solo.
Mas o que faz uma música ser considerada gospel? Pois basta um olhar mais atento ao que esta rolando em programas como o Clipe Gospel -há mais de 15 anos no ar- para conferirmos a gama de estilos que esta musica abrange, rock, pop, black, funk carioca, samba e até heavy metal, todos é claro louvando Jesus. Segundo Rogério, vocalista do grupo Templo Soul a principal característica do gospel além das letras “é a vibração que existe por tráz do som, a presença de Deus na música”, ainda acrescenta que o crescimento do segmento deve-se em muito a evolucão tecnológica dos estúdios e aos talentos que estão cada vez mais sendo descobertos “ hoje os estúdios estão mais preparados para receber e explorar os novos talentos, que por sua vez tem mais acesso a aulas de música e canto”, não fugindo assim do que acontece em outros estilos.
A retórica cristã pode ser parecida mas à música não, dentro de estúdios equipados com o que há de melhor no mercado internacional, produtores experientes, musicos talentosos (alguns desses contratados) e empresários, bolam hits que você provavelmente não irá ouvir mas deveria. A qualidade dos arranjos chama a atenção, o trabalho vocal é impecável, afinal a experiência com corais é grande e também existe o apelo commercial do pop. O gospel é hoje um dos segmentos que mais cresce no Brasil, cantoras como Mara Maravilha e Aline Barros (ganhadora do Grammy latino na categoria música cristã em 2004) levam milhares de pessoas a seus shows. Para você ter uma idéia o show dos Rolling Stones no Rio De Janeiro levou cerca de 1,3 milhão de pessoas a praia de Copacabana, quase a mesma quantidade de fiéis (Aprox. 1 milhão) que assistiram ao show da cantora Ana Paula Valadão na cidade de Salvador em 2004. As novas igrejas perceberam há algum tempo que a música pode ser uma ótima maneira de atrair pessoas para sua causa.
Quem ja teve a oportunidade de ir a shows de música gospel deve ter ficado impressionado com a qualidade dos equipamentos utilizados e não estamos apenas falando de guitarras, teclados, mics e baixos mas sim das mesas de som, caixas, amps, etc. A iluminação e a produção dos shows também chamam a atenção pela qualidade e eficiência.
Se a infra estrutura não chega a ser um contraponto tão forte em relação ao que acontece nos Estados Unidos, o berço do gospel, a música é, segundo Rogério o que difere o gospel brazuca do Americano é a brasilidade, o sangue latino, “ o brasileiro aprende a se virar nos 30, tem mais capacidade de improvisação e a técnica é diferente, temos a brasilidade em nosso favor”.

Um comentário:

O Por que? disse...

Ai meu querido beleza li sua materia, e queria saber se vc tem algo que prove que o Silveira Lider do flg tem trabalho secular, pois tem uma galera aqui na igreja que curte a banda, a um tempo atras eu tbm curtia mas fiquei sabendo de clipe do silveira no meio secular rolando na MTV e fiquei meio confuso, entao queria saber se vc tem mais informações sobre isso...Obrigadu meu e- mail: sales.matos@hotmail.com